FANDOM

Visão Global
Killer Instinct
170px-Killer Instinct01
'

Lançamento

Arcade: 28 de Novembro de 1994
SNES: 30de Agosto de 1995 Game Boy: Novembro de 1995

Produtora

Rareware

Publicação

Midway
Rareware
Nintendo

Designers

Chris Stamper, Pete Cox (hardware) Chris Tilston, Mark Betteridge, Kevin Bayliss, Ken Lobb (game)

Artistas

Kevin Bayliss (Personagens) Tim Stamper (Fundos) Chris Seavor, Adrian Smith (Efeitos Gráficos)

Compositor

Robin Beanland (1994-1996) Graeme Norgate (1994)

Plataforma

Arcade
Snes
Game Boy Pocket

Killer Instinct é um jogo desenvolvido pela Rare, e distribuído pela Nintendo. Inicialmente saiu para os arcades (fliperamas) de sistema Ultra 64 e logo recebeu 3 portes: para Super Nintendo, Game Boy e Game Boy Color, o jogo foi um sucesso estrondoso que resultou em uma continuação chamada Killer Instinct 2.       

Visão Geral: Editar

Killer Instinct assim como outros jogos de luta da época consiste em o jogador escolher um personagem para lutar contra outros afim de derrotá-los no estilo "mano a mano", no modo arcade você enfrenta todos os 10 personagens selecionáveis no jogo e se vencer todos eles pode lutar contra o décimo primeiro que é o chefe do mesmo, o game também possui um modo de dois jogadores onde ambos controlam os personagens que quiserem. Killer Instinct se inspirou em muitos jogos antes lançados para sua jogabilidade, os movimentos especiais foram "emprestados" de Street Fighter, as finalizações foram inspiradas nos fatalities de Mortal Kombat e os combos foram tirados de Tekken e aperfeiçoados.

  • Barra de Energia Dupla: Diferente dos outros jogos que funcionavam por round, KI proporcionava duas barras de energia aos personagens, quando uma se esgotava o personagem desmaiava por um curto período de tempo mas depois recobrava a consciência e voltava a lutar, quando isso acontecia isso era tido como um round, enquanto o outro personagem poderia andar e soltar magias livremente nesse intervalo de tempo também, e a barra de energia dele permanecia a mesma, não voltava a encher por conta da vitória.
  • Combos Automáticos: Ao invés de apertar uma sequência necessária de botões para fazer um combo, em KI os combos saíam automaticamente após o jogador combinar alguns ataques básicos com especiais.
  • Combo Breaker: KI possui um movimento especial chamado "Combo Breaker" que serve para interromper uma sequência de combos que o oponente faz ao jogador, cada personagem tem seus comandos específicos para fazer um combo breaker.
  • Movimentos de Finalização: Inspirados em Mortal Kombat, os movimentos de finalização em KI tem dois nomes nessa primeira versão: "No Mercy" e "Danger Moves" também chamados de "Ultimate Combos", a diferença é que alguns deles poderiam ser executados emendados com um combo comum do jogo desde que o oponente estivesse com a barra de energia no vermelho (área danger), mas também há finalizações que podem ser feitas após toda a barra de energia do oponente acabar, neste caso os comandos para que se execute tal ato precisam ser feitos enquanto o oponente está "tonto" e não desmaia, senão a luta acaba, há também os "Humiliations" que são finalizações que fazem o oponente dançar caso perca, eles só funcionam se o jogador estiver na primeira barra de vida e após toda a barra de energia do oponente esvaziar, ou seja: devem ser performados enquanto o oponente está "tonto". E há também os "Stage Fatals"/"Stage Ultras" que são finalizações dos cenários do jogo, podem ser feitas nas bordas da mesma quando o jogador executa certos tipos de movimentos no oponente, pode ser qualquer um desde que leve o oponente ao ar.
  • Ultra Combo: São uma espécie de movimentos de finalização que consistem em o jogador executar um combo frenético e lúdicro no oponente para destruí-lo de vez, são possíveis de executar durante um combo normal desde que a barra do oponente esteja no vermelho.

HistóriaEditar

A história de Killer Instinct começa num passado distante, onde ocorre no mundo uma guerra de proporções titânicas. Dois lordes da guerra travavam uma batalha terrível entre si, onde muitas pessoas eram mortas, exércitos eram destroçados e o mundo era colocado a prêmio. Decididos a acabar com isso, um grupo de heróis enfrenta bravamente os dois lordes inimigos, e criam um feitiço que sela os dois titãs no limbo. Temporariamente, a paz voltou a reinar. Do passado, passamos a um futuro caótico e não tão distante da nossa era. A poluição tomou conta do meio ambiente, os governos caíram; agora o mundo é controlado por mega-corporações que se enfrentam e se destróem pelas riquezas do planeta.

Nesse contexto, sobressai-se uma mega-corporação: Ultratech. Ao invés de entrar em conflitos diretos com outras corporações, a Ultratech se mantém vendendo armas avançadas para as corporações se destruírem. Mas a Ultratech não domina o mundo apenas através da venda de armas, mas também através da mídia: sua divisão de entretenimento produz o maior fenômeno televisivo do planeta: o torneio Killer Instinct, que ainda serve como campo de testes para as armas da Ultratech. Nesse torneio, promete-se aos vencedores tudo o que eles quiserem, mas nem sempre garante que a promessa será cumprida. Enquanto os perdedores sofrem um destino cruel nas mãos da empresa.

PersonagensEditar

Orchid-ki1-face
Black Orchid, (ou apenas Orchid), é uma lutadora que usa suas pernas para fazer chutes de giro e pode transformar a um gato de fogo.
Thunder-ki1-face
Chief Thunder, um defensor místico de nativos americanos, entra no concurso a fim de desvendar o mistério em torno do desaparecimento de seu irmão em um torneio do ano anterior.
Cinder-face-square
Cinder, também conhecido como Ben Ferris quando ele não era nada mais do que um criminoso, conhecido principalmente por crimes como assaltos e roubos, é um personagem de destaque na franquia Killer Instinct. Usa poderes manipulando fogo.
Eyedol-face-square2
Eyedol é o chefe do jogo, um ser bicéfalo que consegue recuperar sua barra de energia durante as batalhas e é um personagem desbloqueável.
Fulgore-face-square
Fulgore é um protótipo soldado cibernético desenvolvido pela empresa Ultratech. Este ciborgue entrou no torneio Killer Instinct como um teste de suas capacidades de combate.
Glacius-face-square
Glacius é um alienígena de um planeta distante, caiu na terra com sua nave por acidente e foi capturado pela Ultratech.
Jago-face-square
Jago é um monge tibetano, seguindo o Espírito do Tigre, que está em um caminho de iluminação para derrotar o mal dentro da Ultratech.
Sabrewulf-ki1-face
Sabrewulf sofre com a doença rara, Licantropia. Embora tenha passado a maior parte de sua vida como um recluso, ele entra no torneio Killer Instinct, com a promessa de uma cura se ele sair vitorioso.
Spinal-ki1-face
Spinal é um esqueleto que luta. Ele carrega uma espada inclinada e um escudo redondo. Ele é capaz de se teletransportar em um clarão de fumaça, e é capaz de absorver a energia do oponente e devolvê-lo como bolas de fogo.
Tjcombo-face-square
TJ Combo era uma vez o famoso campeão de boxe do mundo por cinco anos consecutivos. Ele foi destituído de seu título por seus métodos brutais de punir adversários. Ele agora luta para recuperar sua fama e fortuna.
Riptorzinho
Riptor é um híbrido de DNA humano e dos répteis, feita pela Ultratech.

Versões: Editar

  • Arcade: A versão original saiu para arcades (fliperamas) usando a tecnologia de Motion Capture que pegava movimentos de pessoas reais para fazer os golpes dos personagens.
  • Super Nintendo: Foi feita uma versão muito famosa para o Super Nintendo onde o cartucho do jogo era preto, devido a limitação gráfica do console o jogo sofreu downgrades mas nada que atrapalhasse a qualidade do mesmo.
  • Game Boy e Game Boy Color: Saiu uma versão que funciona em ambos os consoles portáteis Game Boy e Game Boy color, a diferença é que uma é em preto e branco e a outra é colorida, devido ás limitações do console, Cinder e Riptor não estão presentes nesta versão, muitos cenários e músicas foram excluídas, até a gameplay sofreu alterações devido a ausência de botões mas ainda sim é uma boa versão para se jogar.

Sequências: Editar

Merchandise: Editar

Recepção: Editar

Killer Instinct recebeu críticas positivas em sua época, foi denominado como o 148º melhor jogo feito em um sistema da Nintendo no top 200 da revista Nintendo Power, o canal de youtube ScrewAttack nomeou Killer como o 5º melhor jogo de luta de todos os tempos e como o 19º melhor jogo de Super Nintendo.

Curiosidades: Editar

  • Inicialmente o jogo se chamaria Brute Force
  • Inicialmente o jogo não seria de luta e sim em vários games separados de arcade com cada personagem como protagonista e com nomes bem diferentes, hoje, esses personagens que teriam "carreira solo" são os personagens da franquia "KI"
  • O jogo não pode receber um filme nos cinemas pois a Fox Filmes tem um seriado de mesmo nome que o jogo e possui direitos autorais sobre o mesmo.
  • Um Killer Instinct 3 sairia para Nintendo 64 desta vez totalmente em 3D mas foi adiado para o Game Cube, no entanto, infelizmente a Rare passou a ser da Microsoft após uma venda e o projeto foi cancelado, e no lugar, fizeram o remake de 2013.
Jogos
Super NES Killer Instinct
Nintendo 64 Killer Instinct 2Killer Instinct Gold
X Box One Killer Instinct 2013